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COLÉGIO ESTADUAL PILAR MATURANA - EFM, EJA & PROFISSIONAL


"EDUCAÇÃO PARA A VIDA!"


HISTÓRIA


A Escola Estadual Pilar Maturana - Ensino Fundamental foi estabelecida em 4 de janeiro de 1999, por meio da Resolução 02/99, para atender às necessidades educacionais das séries do 5º ao 8º ano na comunidade do Bairro Alto. Isso se deu devido ao crescimento populacional na faixa etária escolar. O nome da escola, Escola Estadual Pilar Maturana, é uma homenagem a Maria Pilar Maturana, irmã e educadora da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que dedicou grande parte de sua vida às crianças da Escola Cônego Camargo e à comunidade do Bairro Alto.

Inicialmente, a escola estava situada na Rua Rio Jari, nº 1085, Bairro Alto, em Curitiba, e funcionava em regime de locação no prédio da Escola Cônego Camargo, durante as manhãs. A autorização para operar, oferecendo o Ensino Fundamental do 5º ao 8º ano, foi formalizada pela Resolução 2219/99, de 24 de junho de 1999. O reconhecimento oficial ocorreu em 23 de maio de 2003, por meio da Resolução nº 1.164/03.

Contudo, já no segundo ano de operação, devido às necessidades de expansão, tornou-se imperativo obter um prédio próprio para a escola, a fim de garantir a capacidade de acomodar mais salas e atender à crescente demanda. A comunidade escolar e local desempenharam um papel crucial nesse processo, pressionando as autoridades competentes, incluindo a Promotoria Pública das Comunidades, e conseguiram a permissão para construir o prédio próprio, que passou a funcionar na Rua Rio Guaporé, 1689, a partir de outubro de 2006.

Em seu ano inaugural, 1999, a escola contava com seis turmas das séries 5ª e 6ª, atendendo a cerca de duzentos alunos. No ano 2000, a escola expandiu para onze turmas, cobrindo da 5ª à 7ª série, com sistema de ensino regular e turmas de correção de fluxo (Programa de Adaptação Idade/Série). Em 2002, as primeiras turmas da 8ª série regular foram introduzidas, conforme estabelecido pela Resolução 2219/99 e o Parecer 906/08 CEF.

Até 2006, a Escola Estadual Pilar Maturana ofereceu um total de treze turmas, abrangendo da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, com 455 alunos no total. Isso foi distribuído da seguinte forma: 150 alunos na 5ª série regular, 128 na 6ª série regular, 114 na 7ª série regular e 76 na 8ª série regular.

Entre os anos de 2004 e 2005, houve um pedido à Promotoria Pública para a implementação do Ensino Médio, que acabou sendo introduzido em 2007, conforme indicado pela Resolução 6032 e Parecer 3319/2006 CEF. Isso ocorreu gradualmente no período matutino e coincidiu com a inauguração oficial do prédio próprio. A partir de janeiro de 2007, a instituição passou a ser chamada de Colégio Estadual Pilar Maturana - Ensino Fundamental e Médio, oferecendo aulas nos períodos da manhã e tarde.

Em 2007, o colégio também lançou o CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas Espanhol) como um curso de complementação curricular. Com a aprovação do atual regimento escolar em 16 de dezembro de 2009, por meio do decreto nº 3879/08 SEED, o colégio começou a oferecer o Ensino Médio organizado em blocos de disciplinas semestrais, tanto diurno quanto noturno, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno, e uma mudança no Ensino Fundamental de bimestres para trimestres.

Em 2009, o colégio também se tornou um local de ensino presencial para o E-TEC Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil), oferecendo cursos de Secretariado, Gestão Pública, Administração e Segurança do Trabalho. Esses cursos são considerados Educação Profissional de nível subsequente e são oferecidos de maneira semipresencial, através do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em colaboração com o governo federal.

Em 2011, o colégio realizou uma revisão regimental para se adequar à organização do Ensino Fundamental de Nove Anos, conforme as normas da Secretaria de Educação do Estado (SEED). O colégio se preparou para receber os alunos da nova organização. Em 2014, o Ensino Fundamental estava estruturado do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio incluía turmas do 1º e 2º ano com progressão regular por série, além de turmas de 3º ano organizadas em Blocos de Disciplinas Semestrais. A transição gradual foi concluída em dezembro de 2014.











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